ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR
JOAQUIM HONÓRIO – GUAMARÉ/RN
PROJETO PRINCIPAL: CIÊNCIA NA PRAÇA
SUBTEMA: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA
(Demonstrada através do Química em cena)
Novembro/dezembro/2014 e janeiro/2015
QUÍMICA EM CENA
Escola: Escola
Estadual Monsenhor Joaquim Honório/Guamaré/RN
Ano/Série: 1ª,
2ª e 3ª Séries do Ensino Médio
Professor:
Amauri Elias Fernandes
Disciplina:
Química
INTRODUÇÃO
QUÍMICA:
UMA VISÃO HISTÓRICA
A origem da
química remonta aos primórdios da civilização e, cingida num empirismo
acanhado, era mais caracterizada como uma arte do que como ciência. Os egípcios
sabiam purificar certo número de metais, como o ouro e a prata; utilizavam seus
conhecimentos de química no embalsamento de cadáveres (múmias) há mais de 3000
a.C. Os gregos e os romanos exploravam as minas de ouro, cobre, fabricavam
sabões, vidros, cerâmica e, 300 a.C., os filósofos gregos Leucipo e Demócrito
anunciavam ao mundo da época a concepção filosófica da teoria atômica. Do
século III da nossa era até o século XVI, abrangendo toda a Idade Média,
dominou o período da alquimia, calcada na doutrina dos quatro elementos,
segundo a qual toda matéria e o universo visível eram formados de quatro elementos:
ar, água, terra e fogo.
O
desenvolvimento material da civilização, tanto no Oriente quanto no Ocidente,
foi acompanhado do progresso de procedimentos de natureza química para a
obtenção de substâncias ou para sua purificação.
Processos de
destilação, de fermentação, de redução e de extração eram conhecidos pelas
civilizações do norte da África, do Oriente Médio, da China e da Índia. Certas
atividades, como a fabricação de sabão por hidrólise de ácidos graxos, a
fermentação de açúcares, a produção de corantes e pigmentos, bem como de
cerâmicas e vidros, além de técnicas metalúrgicas, já eram conhecidas nas
civilizações pré-históricas.
JUSTIFICATIVA
A maneira
como a Química é abordada nas escolas que não possuem laboratórios de ciências,
pode ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência,
uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica (e,
portanto, entediante para a maioria dos alunos), como algo que se deve
memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. Os meios
de comunicação também podem colaborar com esta distorção.
Frequentemente
podem ser vistas na televisão propagandas oferecendo produtos que por serem
naturais “não contêm química” e, assim, são mais saudáveis. Em outros momentos,
a química é apresentada como a grande vilã contra o meio ambiente, pois dejetos
químicos despejados nos rios e fumaças nas chaminés de indústrias são as
principais imagens associadas à Química como fonte de poluição. Não é novidade
que os jovens não se interessem pela Química e que tenham esta visão
distorcida, chegando a considerar que essa ciência não faz parte de suas vidas.
Com essa
visão a proposta do Projeto “QUÍMICA EM
CENA” objetiva mostrar e divulgar a Química através das artes cênicas e
experimentais e será desenvolvida dentro do projeto de iniciação científica implantado
na escola chamada de “Ciência na praça” que envolve a participação de toda
escola e consequentemente a comunidade em que a escola está inserida e será
utilizada como uma ferramenta alternativa de aprendizagem relacionada ao ensino
de química, com o intuito de despertar o interesse e a importância dos
conceitos químicos presentes nos currículos da escola.
OBJETIVOS
DO PROJETO
·
Favorecer o aprendizado de forma prazerosa e
interdisciplinar;
·
Vivenciar situações concretas que
possibilitem um aprendizado significativo;
·
Contribuir para a construção do processo da aprendizagem
em Química de maneira lúdica, significativa e prazerosa;
·
Externar ações criativas saudáveis e
ambientalmente corretas;
·
Instigar a realização de pesquisa científica
na biblioteca e no laboratório de informática;
·
Promover a realização de experiências
científicas,
·
Impulsionar uma maior integração entre as
turmas.
·
Incentivar e vivenciar atividades
experimentais e cênicas;
METODOLOGIA
Durante a segunda quinzena de novembro
de 2014, após a realização de reuniões entre os membros do corpo docente da
Escola, foi decidido que seriam abertas inscrições e a partir disso, será realizada
a escolha, por parte dos alunos seus ingressos nas oficinas de trabalhos e
especificamente nas do projeto “QUÍMICA EM CENA”.
Desenvolvimento
As
oficinas do Projeto “Química em cena”
São muitas as abordagens que
contribuem para o processo de ensino/aprendizagem. Dentre elas destacamos as Oficinas
do projeto como instrumento facilitador para integração de diferentes áreas do
conhecimento. As oficinas do projeto representa uma proposta de
ensino-aprendizagem, na qual se buscam soluções para um problema a partir dos
conhecimentos práticos e teóricos
1ª
Oficina:
Será ministrada pelo Professor Amauri
Fernandes e contará com a participação de 20 alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do
ensino médio inscritos anteriormente. Nesta primeira oficina objetiva-se
realizar a apresentação de cada integrante do grupo e em seguida o Professor fará
a apresentação do projeto e mostrará vídeos apresentando experimentos de
química e discussão dos fenômenos químicos envolvidos nos experimentos
realizados como também conscientiza-los através de uma aula expositiva os
procedimentos de segurança e postura em aulas experimentais.
2ª
Oficina
Os alunos nesta oficina, executarão
alguns experimentos apresentados na 1ª oficina com o objetivo de
familiarizar-se com as vidrarias, reagentes e procedimentos químicos utilizados.
Neste encontro, dar-se há a distribuição de tarefas a cada aluno como também a
seleção dos experimentos que tenham relação com a história da química e a
relação com as peças teatrais que serão encenadas na culminância do projeto
“Ciência na praça”.
3ª
Oficina
Esta oficina será direcionada as atividades
circenses e experimentais para o treinamento de possíveis habilidades dos
alunos em performances teatrais e em experimentos práticos enfocando
interpretação e integração aos conceitos de química. Encontro importante, pois,
será o momento em que os experimentos possam ser discutidos, elaborados e
aplicados em cena. Nesta oficina serão iniciados os trabalhos de pesquisas, de construção
do(s) texto(s) da(s) peça(s) teatral (ais), da construção dos banners a “A
história da ciência”, apresentando os químicos que revolucionaram as ciências
até os dias atuais.
4ª
oficina
Esta oficina terá como objetivo as
finalizações referentes a produção dos banners, finalização do texto da peça de
teatral, produção do figurino e construção do cenário, como também a realização
dos ensaios experimentais dos stand 1 e stand 2 “Laboratório experimental de
Química e Laboratório cênico de Química”.
5ª
oficina
Esta oficina será chamada de “ensaio
geral”. Momento em que todos os alunos possam realizar/fazer os últimos ajustes
em suas respectivas tarefas executadas e a executar e realizar a interação de
todos os grupos e avaliar a harmonia. Serão realizados os ensaios finais (os
cênicos e os experimentais) para as apresentações na culminância do projeto que
será realizada nos dias 08 e 09 de janeiro de 2014.
Culminância
do Projeto “Química em cena”
A
culminância exerce duas funções importantes dentro de um projeto pedagógico:
Dar ao aluno visibilidade para o processo de aprendizagem pelo qual passou e
apresentar o trabalho da equipe/turma para a comunidade, escola e familiares.
Tem como objetivo principal estimular todos (comunidade, escola e familiares) a
perceber o avanço significativo de seus alunos e filhos. Realizar-se á nos dias
08 e 09 de janeiro de 2015 e será desenvolvida da seguinte forma:
Stand 1
Laboratório experimental de Química (História
da Química)
Este stand é composto de duas bancadas
para experimentos e em suas paredes serão apresentados banners de biografias de
químicos e suas influências no desenvolvimento científico e tecnológico da
atualidade.
1º
experimento: Destilação simples separando o sal da água
A destilação simples é usada para
separar Substâncias presentes em misturas homogêneas envolvendo sólidos
dissolvidos em líquidos. Misturas são formadas por duas ou mais substâncias, e
se classificam em homogêneas ou heterogêneas. No experimento específico será
demonstrado como se dá a retirada do sal da água do mar para consumo humano.
Reagentes
utilizados em cada experimento:
·
Sal de cozinha;
·
Água;
·
Aparelho próprio para destilação.
Equipamentos
·
01 - Bico de Bunsen
·
01 – Botijão de gás (5kg)
·
01 – Registro e mangueira para botijão de gás
·
02 – Mangueiras para o condensador
·
01 - Tripé
·
01 - Tela de amianto
·
02 - Suportes universal
·
01 - Rolha vazada para balão de destilação
·
04 - Garras metálicas usadas na destilação
simples
·
02 - Rolhas vazada para condensador
Vidrarias
·
01 - Balão de fundo redondo para destilação
·
01 - Termômetro
·
01 - Condensador reto
·
01 - Erlenmeyer de 100 mL
·
01 - Proveta de 250ml
·
01 - Becker de 250ml
·
01 - 01 - Bastão de vidro
Procedimento:
·
Misture bem o sal e a água em um recipiente;
·
Coloque a mistura no balão de destilação;
·
Realize o procedimento de destilação.
2º
experimento: Produção de sabão artesanal a partir do óleo pós uso
O método
aqui proposto se define pelo movimento do pensamento através da materialidade
histórica de como experimentalmente pode-se mostrar a sintetização
(transformação) dos materiais. Neste contexto esta oficina proporciona ao aluno
o estímulo à pesquisa científica e ao empreendedorismo, onde o mesmo fabricará,
compreenderá e apresentará os processos e reações químicas envolvidas na
produção de sabão artesanal, como também permitirá que todos estudem a
composição dos produtos, sua atuação e vantagens de utilização, permitindo ao
aluno ter uma visão ampla da Química e de suas aplicações.
Outro fator
importante é a reciclagem do óleo comestível que vem como uma alternativa para
implementação das estruturas do conhecimento científico em diversos níveis do
conhecimento, por uma fácil aplicação e diversos conceitos envolvidos. Visando
uma alternativa de evitar que óleo comestível residual seja descartado como
lixo.
Reagentes
utilizados em cada experimento:
·
1 L de
óleo pós uso
·
500 ml de
água
·
50g de sabão
em pó
·
250g de
soda cáustica
·
2 ml de
essência aromatizante
Preparo:
- Dissolver o sabão em pó em 125 ml de água quente;
- Dissolver a soda cáustica em 375ml de água quente;
- Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo;
- Mexer por 20 minutos;
- Adicionar a essência aromatizante;
- Despejar em formas;
- Desenformar após 24 horas.
Materiais:
·
Balança eletrônica pequena – 2 casas decimais
·
02 – Fogareiros elétricos
·
02 - Telas de amianto
·
02 – Tripés para fogareiro elétrico
·
01 – Caixa de Luvas plásticas
·
01 – Caixa de Máscaras descartáveis
·
03 – Bandeja plásticas retangulares –
Capacidade 2 L.
·
03 - Jalecos tamanho (M) masculino
·
03 - Jalecos tamanho (M) feminino
Vidraria:
·
03 – potes de vidro – Capacidade 2 Litros
·
02 – bastão de vidro
·
02 – Becker de 250 ml
·
02 – beckers de 500 ml
·
02 – Bastões de vidro
·
01 – proveta gradua de 100 ml
·
01 – proveta graduada de 250 ml
Stand 2
Laboratório cênico de Química
O grupo de
teatro “Química em cena” fará do stand uma grande sala de aula utilizando
experimentos de química para dar efeitos especiais às cenas das apresentações teatrais
e ao mesmo tempo em que a peça/experimentos acontecem são ensinados ao público
aspectos das ciências por meio de explicações, fotografias e acontecimentos
como também a importância da química, como ciência, dando ênfase para os
alquimistas e químicos que fizeram parte dessa história, através de suas
incríveis e importantíssimas descobertas realizadas em diferentes lugares e
épocas. Como forma de dramatizar a Química do passado, do presente e do futuro
serão utilizadas duas peças teatrais:
1ª peça
Alquímica: da alquimia a química do futuro
Dentro das encenações serão utilizados
os seguintes experimentos:
·
Descoloração do permanganato de potássio
·
A água que muda de cor
·
Encha a bexiga sem assoprar
·
Líquido do mal
·
Ovo na garrafa
·
Sopro mágico
·
Sangue do diabo
2ª
peça
A
carta
Dentro das encenações serão utilizados
os seguintes experimentos:
·
A água que muda de cor
·
A violeta que desaparece
·
A queima do papel com água
·
Espuma artificial
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado considerando
todo o seu potencial diante do processo ensino aprendizagem, o seu envolvimento
diante das atividades executadas, participação nas oficinas, postura ética nas
apresentações durante a culminância do projeto e entrega do relatório final contendo
suas observações e conhecimentos obtidos durante todo o projeto.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
http://www.cartanaescola.com.br/single/show/462. Acessado
em 20.11.2014;
http://www.manualdomundo.com.br/2013/03/experiencia-quimica-carbono-do-acucar/. Acesso em
18.11.2014
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em
24.11.2014
http://www.showdequimica.com.br/. Acessado
em 25.11.2014
http://www.abq.org.br/simpequi/2009/trabalhos/91-6163.htm. Acesso em
12.11.2014
http://www.usp.br/aun/exibir.php?id=4097. Acesso em
28.11.2014
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C%EAnica/Pesquisa/A_Cena_Ensina__ARAUJO_S%E1vio.pdf. Acesso em
28.11.2014
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/quimica/experimentando/seguranca_01/inicio.htm.acesso em
27.11.2014
Anexo I
Vidrarias,
materiais, equipamentos e reagentes necessários a execução das oficinas e
culminância do projeto “química em cena”
VIDRARIA:
Ø
03 – potes de vidro (capacidade 2 litros)
Ø
01 – balão de fundo redondo para destilação
Ø
01 – condensador reto
Ø
01 – erlenmeyer de 100ml
Ø
01 – proveta graduada de 100ml
Ø
01 – proveta graduada de 200ml
Ø
02 – proveta graduada de 250ml
Ø
03 – Becker de 150ml
Ø
05 – Becker de 250ml
Ø
08 – Becker de 200ml
Ø
01 – Becker de 400ml
Ø
02 – Becker de 500ml
Ø
01 – Becker de 1000ml
Ø
05 – bastões de vidro
Ø
01 – vidro de relógio
Ø
01 – funil de vidro médio
Ø
01 – jarra de vidro capacidade de 1 litro
Ø
01 – garrafa de vidro (recipiente de suco de
uva)
Ø
02 – termômetro para laboratório
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS:
Ø 01 balança
eletrônica pequena (2 casas decimais) para laboratório
Ø 01 – bico de
Bunsen
Ø 01 – botijão
de gás (5kg)
Ø 01 –
registro e mangueira para botijão de gás
Ø 02 –
mangueiras de borracha para entrada e saída de água no condensador
Ø 02 –
suportes universal
Ø 01 – rolha
vazada para o balão de destilação
Ø 02 – rolhas
vazadas para o condensador
Ø 04 – garras
metálicas utilizadas na destilação simples
Ø
03 – fogareiro elétrico
Ø
01 – secador de cabelos
Ø
01 – cadinho
Ø
02 – pinça metálica de cabo longo
Ø
02 – espátulas
Ø
02 – óculos de proteção transparente
Ø
02 – pares de luvas plástica (tamanho M)
Ø
01 – balde plástico transparente (capacidade
5 litros)
Ø
02 – seringas (tamanho M)
Ø
01 – extensão elétrica de 20 metros
Ø
01 – extensão elétrica de 10 metros
Ø
01 – mangueira para jardim
Ø
04 – tripé para fogareiro elétrico
Ø
04 – tela de amianto
Ø
01 – luva para manusear vidraria quente em
laboratório (tamanho M)
Ø
01 – caixa de luvas para procedimentos não
cirúrgico (tamanho M)
Ø
01 – caixa de máscaras descartáveis
Ø
02 – bandejas plásticas retangulares
(capacidade 2 litros)
Ø
Xx – jalecos masculinos (tamanho M)
Ø
Xx – jalecos femininos (tamanho M)
REAGENTES:
Ø
200g de permanganato de potássio ou 20
comprimidos
Ø
200ml de água oxigenada concentrada
Ø
500ml de vinagre branco
Ø
300g de soda cáustica
Ø
01 litro de álcool etílico
Ø
100ml de amoníaco
Ø
100g de fenolftaleína
Ø
02 caixinhas de bicabornato de sódio
Ø
300ml de ácido sulfúrico concentrado
Ø
100ml de acetona
Ø
01 pacote de algodão em bolas
Ø
01kg de açúcar
Ø
01kg de sal de cozinha
Ø
02 repolhos roxo
Ø
20 ovos cozidos
Ø
500ml de detergente
Ø
10 corantes (cores variadas)
Ø
10litros de água destilada
ANEXO II
RELAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DO LABORATÓRIO
CÊNICO DE QUÍMICA
ALQUÍMICA : DA ALQUIMIA A QUÍMICA DO
FUTURO
QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA
ÁGUA
·
Sangue do diabo
·
Água que muda de cor
·
Descoloração do Permanganato de Potássio
FOGO
·
O líquido do mal
·
Dinheiro que não queima
·
A pedra que pega fogo
·
Criando bolas de fogo (manipulação do fogo)
·
O segredo da água que pega fogo
·
Cuspir fogo com maisena
AR
·
Encha a bexiga sem assoprar
·
Ovo na garrafa
·
O balão de hidrogênio
TERRA
·
O carbono escondido no açúcar
·
O líquido que quer ser sólido
PEÇA
TEATRAL: A CARTA
·
Sangue do diabo
·
Agua que muda de cor
·
Descoloração do Permanganato de potássio
·
Líquido do mal