Projetos



ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR JOAQUIM HONÓRIO – GUAMARÉ/RN










PROJETO PRINCIPAL: CIÊNCIA NA PRAÇA
 






SUBTEMA: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA
(Demonstrada através do Química em cena)




























Novembro/dezembro/2014 e janeiro/2015


QUÍMICA EM CENA


Escola: Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório/Guamaré/RN
Ano/Série: 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio
Professor: Amauri Elias Fernandes
Disciplina: Química

INTRODUÇÃO

QUÍMICA: UMA VISÃO HISTÓRICA

A origem da química remonta aos primórdios da civilização e, cingida num empirismo acanhado, era mais caracterizada como uma arte do que como ciência. Os egípcios sabiam purificar certo número de metais, como o ouro e a prata; utilizavam seus conhecimentos de química no embalsamento de cadáveres (múmias) há mais de 3000 a.C. Os gregos e os romanos exploravam as minas de ouro, cobre, fabricavam sabões, vidros, cerâmica e, 300 a.C., os filósofos gregos Leucipo e Demócrito anunciavam ao mundo da época a concepção filosófica da teoria atômica. Do século III da nossa era até o século XVI, abrangendo toda a Idade Média, dominou o período da alquimia, calcada na doutrina dos quatro elementos, segundo a qual toda matéria e o universo visível eram formados de quatro elementos: ar, água, terra e fogo.
O desenvolvimento material da civilização, tanto no Oriente quanto no Ocidente, foi acompanhado do progresso de procedimentos de natureza química para a obtenção de substâncias ou para sua purificação. 
Processos de destilação, de fermentação, de redução e de extração eram conhecidos pelas civilizações do norte da África, do Oriente Médio, da China e da Índia. Certas atividades, como a fabricação de sabão por hidrólise de ácidos graxos, a fermentação de açúcares, a produção de corantes e pigmentos, bem como de cerâmicas e vidros, além de técnicas metalúrgicas, já eram conhecidas nas civilizações pré-históricas.

JUSTIFICATIVA
A maneira como a Química é abordada nas escolas que não possuem laboratórios de ciências, pode ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica (e, portanto, entediante para a maioria dos alunos), como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. Os meios de comunicação também podem colaborar com esta distorção.
Frequentemente podem ser vistas na televisão propagandas oferecendo produtos que por serem naturais “não contêm química” e, assim, são mais saudáveis. Em outros momentos, a química é apresentada como a grande vilã contra o meio ambiente, pois dejetos químicos despejados nos rios e fumaças nas chaminés de indústrias são as principais imagens associadas à Química como fonte de poluição. Não é novidade que os jovens não se interessem pela Química e que tenham esta visão distorcida, chegando a considerar que essa ciência não faz parte de suas vidas.
Com essa visão a proposta do Projeto “QUÍMICA EM CENA” objetiva mostrar e divulgar a Química através das artes cênicas e experimentais e será desenvolvida dentro do projeto de iniciação científica implantado na escola chamada de “Ciência na praça” que envolve a participação de toda escola e consequentemente a comunidade em que a escola está inserida e será utilizada como uma ferramenta alternativa de aprendizagem relacionada ao ensino de química, com o intuito de despertar o interesse e a importância dos conceitos químicos presentes nos currículos da escola.



OBJETIVOS DO PROJETO

·         Favorecer o aprendizado de forma prazerosa e interdisciplinar;
·         Vivenciar situações concretas que possibilitem um aprendizado significativo;
·         Contribuir para a construção do processo da aprendizagem em Química de maneira lúdica, significativa e prazerosa;
·         Externar ações criativas saudáveis e ambientalmente corretas;
·         Instigar a realização de pesquisa científica na biblioteca e no laboratório de informática;
·         Promover a realização de experiências científicas,
·         Impulsionar uma maior integração entre as turmas.
·         Incentivar e vivenciar atividades experimentais e cênicas;

METODOLOGIA

Durante a segunda quinzena de novembro de 2014, após a realização de reuniões entre os membros do corpo docente da Escola, foi decidido que seriam abertas inscrições e a partir disso, será realizada a escolha, por parte dos alunos seus ingressos nas oficinas de trabalhos e especificamente nas do projeto “QUÍMICA EM CENA”.


Desenvolvimento

As oficinas do Projeto “Química em cena”

São muitas as abordagens que contribuem para o processo de ensino/aprendizagem. Dentre elas destacamos as Oficinas do projeto como instrumento facilitador para integração de diferentes áreas do conhecimento. As oficinas do projeto representa uma proposta de ensino-aprendizagem, na qual se buscam soluções para um problema a partir dos conhecimentos práticos e teóricos

1ª Oficina:
Será ministrada pelo Professor Amauri Fernandes e contará com a participação de 20 alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio inscritos anteriormente. Nesta primeira oficina objetiva-se realizar a apresentação de cada integrante do grupo e em seguida o Professor fará a apresentação do projeto e mostrará vídeos apresentando experimentos de química e discussão dos fenômenos químicos envolvidos nos experimentos realizados como também conscientiza-los através de uma aula expositiva os procedimentos de segurança e postura em aulas experimentais.





2ª Oficina

Os alunos nesta oficina, executarão alguns experimentos apresentados na 1ª oficina com o objetivo de familiarizar-se com as vidrarias, reagentes e procedimentos químicos utilizados. Neste encontro, dar-se há a distribuição de tarefas a cada aluno como também a seleção dos experimentos que tenham relação com a história da química e a relação com as peças teatrais que serão encenadas na culminância do projeto “Ciência na praça”.

3ª Oficina

Esta oficina será direcionada as atividades circenses e experimentais para o treinamento de possíveis habilidades dos alunos em performances teatrais e em experimentos práticos enfocando interpretação e integração aos conceitos de química. Encontro importante, pois, será o momento em que os experimentos possam ser discutidos, elaborados e aplicados em cena. Nesta oficina serão iniciados os trabalhos de pesquisas, de construção do(s) texto(s) da(s) peça(s) teatral (ais), da construção dos banners a “A história da ciência”, apresentando os químicos que revolucionaram as ciências até os dias atuais.

4ª oficina

Esta oficina terá como objetivo as finalizações referentes a produção dos banners, finalização do texto da peça de teatral, produção do figurino e construção do cenário, como também a realização dos ensaios experimentais dos stand 1 e stand 2 “Laboratório experimental de Química e Laboratório cênico de Química”.

5ª oficina

Esta oficina será chamada de “ensaio geral”. Momento em que todos os alunos possam realizar/fazer os últimos ajustes em suas respectivas tarefas executadas e a executar e realizar a interação de todos os grupos e avaliar a harmonia. Serão realizados os ensaios finais (os cênicos e os experimentais) para as apresentações na culminância do projeto que será realizada nos dias 08 e 09 de janeiro de 2014.

Culminância do Projeto “Química em cena”

A culminância exerce duas funções importantes dentro de um projeto pedagógico: Dar ao aluno visibilidade para o processo de aprendizagem pelo qual passou e apresentar o trabalho da equipe/turma para a comunidade, escola e familiares. Tem como objetivo principal estimular todos (comunidade, escola e familiares) a perceber o avanço significativo de seus alunos e filhos. Realizar-se á nos dias 08 e 09 de janeiro de 2015 e será desenvolvida da seguinte forma:

Stand 1
Laboratório experimental de Química (História da Química)

Este stand é composto de duas bancadas para experimentos e em suas paredes serão apresentados banners de biografias de químicos e suas influências no desenvolvimento científico e tecnológico da atualidade.




1º experimento: Destilação simples separando o sal da água


A destilação simples é usada para separar Substâncias presentes em misturas homogêneas envolvendo sólidos dissolvidos em líquidos. Misturas são formadas por duas ou mais substâncias, e se classificam em homogêneas ou heterogêneas. No experimento específico será demonstrado como se dá a retirada do sal da água do mar para consumo humano.
Reagentes utilizados em cada experimento:
·         Sal de cozinha;
·         Água;
·         Aparelho próprio para destilação.

Equipamentos
·         01 - Bico de Bunsen
·         01 – Botijão de gás (5kg)
·         01 – Registro e mangueira para botijão de gás
·         02 – Mangueiras para o condensador
·         01 - Tripé
·         01 - Tela de amianto
·         02 - Suportes universal
·         01 - Rolha vazada para balão de destilação
·         04 - Garras metálicas usadas na destilação simples
·         02 - Rolhas vazada para condensador

Vidrarias

·         01 - Balão de fundo redondo para destilação
·         01 - Termômetro
·         01 - Condensador reto
·         01 - Erlenmeyer de 100 mL
·         01 - Proveta de 250ml
·         01 - Becker de 250ml
·         01 - 01 - Bastão de vidro


Procedimento:
·         Misture bem o sal e a água em um recipiente;
·         Coloque a mistura no balão de destilação;
·         Realize o procedimento de destilação.


2º experimento: Produção de sabão artesanal a partir do óleo pós uso



O método aqui proposto se define pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica de como experimentalmente pode-se mostrar a sintetização (transformação) dos materiais. Neste contexto esta oficina proporciona ao aluno o estímulo à pesquisa científica e ao empreendedorismo, onde o mesmo fabricará, compreenderá e apresentará os processos e reações químicas envolvidas na produção de sabão artesanal, como também permitirá que todos estudem a composição dos produtos, sua atuação e vantagens de utilização, permitindo ao aluno ter uma visão ampla da Química e de suas aplicações.
Outro fator importante é a reciclagem do óleo comestível que vem como uma alternativa para implementação das estruturas do conhecimento científico em diversos níveis do conhecimento, por uma fácil aplicação e diversos conceitos envolvidos. Visando uma alternativa de evitar que óleo comestível residual seja descartado como lixo.
Reagentes utilizados em cada experimento:
·         1 L de óleo pós uso
·         500 ml de água
·         50g de sabão em pó
·         250g de soda cáustica
·         2 ml de essência aromatizante
Preparo:
  • Dissolver o sabão em pó em 125 ml de água quente;
  • Dissolver a soda cáustica em 375ml de água quente;
  • Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo;
  • Mexer por 20 minutos;
  • Adicionar a essência aromatizante;
  • Despejar em formas;
  • Desenformar após 24 horas.
Materiais:
·         Balança eletrônica pequena – 2 casas decimais
·         02 – Fogareiros elétricos
·         02 - Telas de amianto
·         02 – Tripés para fogareiro elétrico
·         01 – Caixa de Luvas plásticas
·         01 – Caixa de Máscaras descartáveis
·         03 – Bandeja plásticas retangulares – Capacidade 2 L.
·         03 - Jalecos tamanho (M) masculino
·         03 - Jalecos tamanho (M) feminino
Vidraria:

·         03 – potes de vidro – Capacidade 2 Litros
·         02 – bastão de vidro
·         02 – Becker de 250 ml
·         02 – beckers de 500 ml
·         02 – Bastões de vidro
·         01 – proveta gradua de 100 ml
·         01 – proveta graduada de 250 ml


Stand 2
Laboratório cênico de Química

O grupo de teatro “Química em cena” fará do stand uma grande sala de aula utilizando experimentos de química para dar efeitos especiais às cenas das apresentações teatrais e ao mesmo tempo em que a peça/experimentos acontecem são ensinados ao público aspectos das ciências por meio de explicações, fotografias e acontecimentos como também a importância da química, como ciência, dando ênfase para os alquimistas e químicos que fizeram parte dessa história, através de suas incríveis e importantíssimas descobertas realizadas em diferentes lugares e épocas. Como forma de dramatizar a Química do passado, do presente e do futuro serão utilizadas duas peças teatrais:

1ª peça

Alquímica: da alquimia a química do futuro

Dentro das encenações serão utilizados os seguintes experimentos:

·         Descoloração do permanganato de potássio
·         A água que muda de cor
·         Encha a bexiga sem assoprar
·         Líquido do mal
·         Ovo na garrafa
·         Sopro mágico
·         Sangue do diabo

2ª peça

A carta

Dentro das encenações serão utilizados os seguintes experimentos:

·         A água que muda de cor
·         A violeta que desaparece
·         A queima do papel com água
·         Espuma artificial




AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado considerando todo o seu potencial diante do processo ensino aprendizagem, o seu envolvimento diante das atividades executadas, participação nas oficinas, postura ética nas apresentações durante a culminância do projeto e entrega do relatório final contendo suas observações e conhecimentos obtidos durante todo o projeto.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.showdequimica.com.br/. Acessado em 25.11.2014





























Anexo I

Vidrarias, materiais, equipamentos e reagentes necessários a execução das oficinas e culminância do projeto “química em cena”

VIDRARIA:

Ø  03 – potes de vidro (capacidade 2 litros)
Ø  01 – balão de fundo redondo para destilação
Ø  01 – condensador reto
Ø  01 – erlenmeyer de 100ml
Ø  01 – proveta graduada de 100ml
Ø  01 – proveta graduada de 200ml
Ø  02 – proveta graduada de 250ml
Ø  03 – Becker de 150ml
Ø  05 – Becker de 250ml
Ø  08 – Becker de 200ml
Ø  01 – Becker de 400ml
Ø  02 – Becker de 500ml
Ø  01 – Becker de 1000ml
Ø  05 – bastões de vidro
Ø  01 – vidro de relógio
Ø  01 – funil de vidro médio
Ø  01 – jarra de vidro capacidade de 1 litro
Ø  01 – garrafa de vidro (recipiente de suco de uva)
Ø  02 – termômetro para laboratório

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS:

Ø  01 balança eletrônica pequena (2 casas decimais) para laboratório
Ø  01 – bico de Bunsen
Ø  01 – botijão de gás (5kg)
Ø  01 – registro e mangueira para botijão de gás
Ø  02 – mangueiras de borracha para entrada e saída de água no condensador
Ø  02 – suportes universal
Ø  01 – rolha vazada para o balão de destilação
Ø  02 – rolhas vazadas para o condensador
Ø  04 – garras metálicas utilizadas na destilação simples         
Ø  03 – fogareiro elétrico
Ø  01 – secador de cabelos
Ø  01 – cadinho
Ø  02 – pinça metálica de cabo longo
Ø  02 – espátulas
Ø  02 – óculos de proteção transparente
Ø  02 – pares de luvas plástica (tamanho M)
Ø  01 – balde plástico transparente (capacidade 5 litros)
Ø  02 – seringas (tamanho M)
Ø  01 – extensão elétrica de 20 metros
Ø  01 – extensão elétrica de 10 metros
Ø  01 – mangueira para jardim
Ø  04 – tripé para fogareiro elétrico
Ø  04 – tela de amianto
Ø  01 – luva para manusear vidraria quente em laboratório (tamanho M)
Ø  01 – caixa de luvas para procedimentos não cirúrgico (tamanho M)
Ø  01 – caixa de máscaras descartáveis
Ø  02 – bandejas plásticas retangulares (capacidade 2 litros)
Ø  Xx – jalecos masculinos (tamanho M)
Ø  Xx – jalecos femininos (tamanho M)

REAGENTES:
Ø  200g de permanganato de potássio ou 20 comprimidos
Ø  200ml de água oxigenada concentrada
Ø  500ml de vinagre branco
Ø  300g de soda cáustica
Ø  01 litro de álcool etílico
Ø  100ml de amoníaco
Ø  100g de fenolftaleína
Ø  02 caixinhas de bicabornato de sódio
Ø  300ml de ácido sulfúrico concentrado
Ø  100ml de acetona
Ø  01 pacote de algodão em bolas
Ø  01kg de açúcar
Ø  01kg de sal de cozinha
Ø  02 repolhos roxo
Ø  20 ovos cozidos
Ø  500ml de detergente
Ø  10 corantes (cores variadas)
Ø  10litros de água destilada





ANEXO II

RELAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DO LABORATÓRIO CÊNICO DE QUÍMICA

ALQUÍMICA : DA ALQUIMIA A QUÍMICA DO FUTURO


QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA

ÁGUA
·         Sangue do diabo
·         Água que muda de cor
·         Descoloração do Permanganato de Potássio

FOGO
·         O líquido do mal
·         Dinheiro que não queima
·         A pedra que pega fogo
·         Criando bolas de fogo (manipulação do fogo)
·         O segredo da água que pega fogo
·         Cuspir fogo com maisena

AR
·         Encha a bexiga sem assoprar
·         Ovo na garrafa
·         O balão de hidrogênio

TERRA
·         O carbono escondido no açúcar
·         O líquido que quer ser sólido


PEÇA TEATRAL: A CARTA
·         Sangue do diabo
·         Agua que muda de cor
·         Descoloração do Permanganato de potássio
·         Líquido do mal